quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Calçadas de borracha salvam árvores


Uma das mais incríveis árvores que tenho visto em minha vida, é o ombú (phytolacca dioica). Uma árvore grande que cresce com uma forma muito estranha e por isso a faz única. Perto da minha casa havia uma de uns 12 metros de altura, que era realmente fantástica. Seu tamanho havia feito que este ombú tivesse grandes raízes. Mas como a calçada que estava do lado da árvore era de concreto, não permitía que essa terra respirara bem, nem recebera uma boa quantidade de água de chuva. Por este motivo, as raízes tinham subido e levantado a calçada de concreto, ao ponto que estava toda destruída e os carros não podiam entrar no estacionamento que estava do lado.
Solução? Morte ao ombú!
Agora onde estava este majestoso ombú, tem um pedaço de grama e uma formosa calçada de concreto. Que horror. A culpa a tinha a calçada, e ao invés de cortar a árvore, a deveriam ter substituído por uma calçada de borracha.
Mesmo que pareça que é algo mole, as calçadas de borracha são quase tão duras quanto o concreto. Varias cidades americanas e européias estão começando a substituir suas calçadas de concreto ou asfalto, por calçadas de borracha. Para começar, reciclam pneus para criar o material necessário para estas calçadas (primeiro ponto a favor do planeta). Logo são modulares, e a união entre um bloco e outro deixa um canal de drenagem que permite que a terra receba água e ar. Desta forma, as raízes das árvores (como o ombú), cresceriam para baixo, sem levantar nem romper a calçada. Se uma árvore decide igual crescer para cima, pode-se remover somente um bloco da calçada , tratar a raíz, e voltar a colocar o bloco da calçada.
Se achas pouco, ainda que as calçadas de borracha tenham um custo quase o dobro das calçadas de concreto, sua durabilidade é quatro vezes maior. Requer menos mão-de-obra para instalação, absorve a vibração, e inclusive (em menor grau) os impactos — no caso de cair de bicicleta ou skate. Quer dizer, as calçadas de borracha poupam dinheiro. Mas o mais importante, é que nas selvas urbanas que vivemos atualmente, as calçadas de borracha salvam árvores (e reciclam pneus!).

Um comentário:

Anônimo disse...

Possuo uma pequena industria que recicla pneus e constroi calçadas de borracha. Se alguem tiver interesse em visitar meu site, digite www.stilflex.com.br
Grato
Plinio